Acompanhe-nos no Facebook

segunda-feira, 17 de março de 2014

Comportamento e Bem-estar Animal: Novo Estágio da Universidade Júnior no IBMC

É com grande satisfação que anunciamos a abertura de dois estágios de Verão em Comportamento e Bem-estar Animal para alunos do 10º ao 12º ano do Ensino Secundário. 

Fonte
Esta actividade, da responsabilidade do grupo de Ciências de Animais de Laboratório do IBMC, será realizada em duas semanas consecutivas do mês de Julho de 2014 para grupos de até oito alunos, estando incluída na oferta de estágios no âmbito do projecto Universidade Júnior, da Universidade do Porto, que vai já na sua 10ª edição. As inscrições serão abertas muito em breve no site da UP Júnior. 



Fonte
Esta iniciativa quebra um interregno de cerca de seis anos desde o estágio desenvolvido pelo nosso grupo em 2008 com o tema "Nós e os outros animais na investigação biomédica" (n.º 3 desta lista) e que integrou alunos do 11º/12º ano em projectos científicos em curso. O grupo tem no entanto desde esse ano tido a seu cargo um dia inteiro do estágio da Escola de Ciências da Vida e da Saúde (também da UP Júnior) em Neurociências, a cargo da Dr.ª Isabel Silveira. 



Um cão usado em cinoterapia
(da Vinculum Animal, acedida aqui)
Neste estágio temos o objectivo de apresentar bem-estar animal nas suas diferentes vertentes, integrando ética com ciência e abordando os principais grupos de animais com que interagimos ou dos quais dependemos (animais de laboratório, de produção e de companhia). Investigadores na área de bem-estar animal farão pequenas introduções teóricas a conceitos essenciais, como ética animal, bem-estar animal, metodologia científica, observações de comportamento, avaliação de bem-estar animal, bem-estar animal na investigação, bem-estar animal na agricultura e bem-estar de animais de companhia.




Os participantes terão oportunidade de realizar uma pequena experiência medindo a preferência de roedores de laboratório. Contactarão ainda com animais de produção e de companhia através de uma visita de estudo e uma demonstração, actividades para as quais contaremos com a colaboração de uma empresa que se dedica a cinoterapia e treino de cães (a Vinculum Animal) e de uma empresa dedicada à pecuária. 

No final do estágio, espera-se que os participantes sejam capazes de reconhecer a importância de uma abordagem científica para a avaliar e melhorar o bem-estar animal e que sejam capazes de aplicar esta metodologia a um nível elementar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.

Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.

Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.